segunda-feira, 9 de março de 2009

Uma marca portuguesa mas feita em Espanha.

Estava eu hoje a comer um pãozinho com uma manteiga de marca nacional e pertencente a um grande grupo lácteo português, quando me dá para ir ver o que dizia a embalagem. Qual o meu espanto quando vi que a marca portuguesa de um grupo português era na realidade feita na filial espanhola do mesmo grupo.

O meu espanto prende-se a vários factores que têm ocorrido nos últimos anos até aos nossos dias. Primeiro a origem deste grande grupo português (com a junção das três maiores marcas nacionais) foi para combater uma multinacional que apostou forte no mercado português, praticando preços mais baixos tudo porque comprava o leite mais barato lá fora com destaque em Espanha. Para combater esse gigante e evitar que ele tomasse de assalto os consumidores e produtores de leite nacionais, as três marcas juntaram-se dando origem a um único grupo económico que combatia não só esse gigante, mas também a vinda de leite externo e que segundo eles era de pior qualidade que o nosso.


Perante esta situação surge-me uma dúvida, o leite espanhol já é melhor que o nosso ao ponto de se construir fábricas no vizinho para produzir produtos que serão vendidos do lado de cá?


O outro ponto que me causa confusão na minha humilde massa cefálica, tem a haver com a actual crise mundial e o crescente número de desemprego em Portugal. Porque é que esse tal grupo económico português que há uns anos se defendeu dos estrangeiros por se considerar patriota, em vez de levar as fábricas para Espanha não as construiu cá dando emprego aos portugueses e não a espanhóis? Será que os espanhóis trabalham mais barato que os portugueses? Sinceramente não acredito.


Esta situação faz-me lembrar uma dita marca que se orgulha de dizer que o seu licor é o licor de Portugal e na verdade o álcool que utiliza vem directamente de Espanha. Enfim, somos muito patriotas...

1 comentário:

Anónimo disse...

E viva o Licor Beirão!
:D
Abraço com amizade ;)

PARABÉNS PELO BLOG!